A S  L E I S  E M  T E X T O  I N T E G R A L

Já não moram aqui

(MAS MORAM NA PÁGINA PRINCIPAL)

Vá DIREITO ao assunto em

portolegalPG-M Símbolo 2007com

Explicação para os gentis utilizadores habituais (ou para quem estiver interessado em perceber):  


A página de "Leis" do portolegal.com estava de tal forma sobrecarregada de informação, que começava a desvirtuar um dos objectivos deste sítio: ser rápido e fiável. Com efeito, a página, que antes carregava em dois segundos, estava agora a demorar mais de trinta, muitas vezes bloqueando, o que se podia tornar desesperante para um utilizador com urgência em chegar a um determinado diploma.


O que fizemos?
Simples: mantendo o ideal dos dois "cliques" para atingir um diploma, passamos a ter o elenco de áreas ou ramos na página principal, e uma página autónoma por cada ramo. Mas fizemos mais: para quem está habituado à página de leis, ela passou a ser o "Índice Geral de Legislação" - na prática, é a mesma página, mas sem os imensos links que a estavam a empanturrar. Agora só há ligações para cada ramo, mas ao ver o índice sempre se tem uma visão geral do acervo de legislação e utilitários do portolegal.com - é uma espécie de "mapa".
Finalmente, temos agora um instrumento fundamental de pesquisa interna no sítio e externa no Diário da República.


Para os utilizadores habituais, uma dica: na prática, vão ter de alterar o favorito para um de dois, à escolha, e conforme o estilo preferido:
- Ou www.portolegal.com/#assunto, que vos dá acesso a mais opções, além da legislação (as tais pesquisas, além de outras secções do portolegal.com);
- Ou www.portolegal.com/indice.html , que vos leva ao tal índice, onde poderão seleccionar o ramo que pretendem, e, aí sim, aceder aos diplomas.

O portolegal passou também a ter uma mascote, o próprio PG-M  , que, sem dispor mal os visitantes com a cara do próprio, assume-se como uma espécie de símbolo simplificado do autor e da sua filosofia: o cabelo ralo (não tem nenhum significado, é mesmo inevitabilidade), a barba por fazer (descontracção), os óculos (outra inevitabilidade), o sorriso (a vontade de ajudar e a indução à boa-disposição) e...a covinha no queixo, que é sempre um orgulho para quem a tem :).

Porque tenho cada vez menos tempo para manter o portolegal.com actualizado, ajuda que não haja muitas mudanças.
Espero que esta versão fique por mais tempo (tem havido uma versão por ano), até porque o sítio está cada vez mais simples, o que o livra de preocupações com "design". Lembro que fugimos ao design, não só porque não temos vocação artística, mas um pouco pelas mesmas razões que o gigante Google (que ainda hoje tem os seus sítios com design pobre): dar a ideia de simplicidade e confiança (o design pobre também dá a entender, normalmente, que o webmaster não procura o lucro).


E acabo por aqui: o portolegal.com nunca deu a ganhar um cêntimo ao seu autor, bem pelo contrário. Curiosamente, nunca fizemos juras no sentido de isso ser assim, nem o seu contrário. Simplesmente é como é: um sítio que é a forma de trabalho do seu autor, e que a disponibiliza a todos os outros.

As centenas de milhares de visitantes anuais não me fazem sentir uma especial responsabilidade. É mais levez que peso.

Sinto-me acompanhado e feliz por poder ser-vos útil.


Abraço do Pedro Guilherme-Moreira